Um blog de humor, tecnologia, bizarrices e malandragis. (new host)

Guia Definitivo para Blogueiros Iniciantes

Guia atualizado dia 29/07/2011
Acompanhe o nosso Twitter @nerddogueto para saber quando este post é atualizado com novas dicas ou correções.

Este guia foi elaborado por mim e não foi copiado de nenhum canto da internet. Foi criado com base nas experiências que vivenciei profissionalmente e também aqui no Nerd do Gueto.

Foram muitas patadas até chegar onde este blog chegou, por isso essas dicas valem ouro ou muito mais do que dinheiro, oê!

Algumas dicas não são muito nobres, por isto este guia é diferente dos outros, mais real e pé no chão. Nerd do Gueto é malandragis também!

O guia originalmente era todo composto por um único post, mas ficou muito extenso e tive que separa-lo em vários outros posts, então se algum link estiver quebrado me avisem.

Agora vamos as dicas deste guia.

Gostaria de dar mais dicas, mas vou fazer isso de forma incremental em outras atualizações deste post, com criações de novas dicas.

Acompanhe nosso Twitter @nerddogueto para ficarem atualizados sobre as atualizações do blog. Os comentários são fechados para posts antigos, então se quiserem deixar alguma sugestão ou tirarem alguma dúvida façam rapidamente ou mande pelo Twitter que passei.

É isso, espero que tenham gostado. Principalmente, espero que os artigos/posts tenham sido úteis.

Comentários pelo Facebook

Comentários pelo blog

  • João Claudio disse:

    Deveria ser obrigatório que todo mundo lesse um tutorial igual a esse antes de criar um blog.

    Nesses 8/9 meses como blogueiro percebi praticamente tudo que tu falou, desde a parte do layout ate a hospedagem.

    Parabéns pelo post.

  • RED disse:

    É como o João disse, todos aqueles que quisessem iniciar nessa arte de blogar deveria ler esse tutorial. Bastante esclarecedor ^^

    btw, eu tendo um blog dentro do blogspot/blogger/whatever, tem como passar para .com sem perder o conteúdo (posts) dele?

    Cumprimentos ;)

  • Blog Meno disse:

    Gostei muito e irá me ajudar bastante sobre a dicas de blogs grandes!

  • João Claudio disse:

    Eu uso domínio .com e continuo no blogspot, Red :)

  • lukebell disse:

    Muito interessante as suas dicas, tenho um blog recem nascido e ainda estou no blogspot (mas pretendo ter um dominio)
    Uma coisa que realmente funciona são os agregadores de links. eu mesmo cheguei a esse post atraves do link irado =]

  • É, escreveu basicamente tudo mesmo…
    Quanto aos blogs grandes, 2 horas no máximo pra responder pedido de anúncio, agora, os blogs pequenos é que se ferram haha
    aaaaah provavelmente você não citou por ser óbvio, ou porquê esqueceu mesmo, mas erros ortográficos acabam com a credibilidade de um blog!

  • Gabriel, realmente faltou falar dos erros ortográfico, é a facada no peito de qualquer blog. Quando adicionar no Guia, o meu foco neste caso é tentar passar a importância de se escrever bem (correto), porque é algo que todo mundo já sabe mas ninguém faz por achar que não é importante.

  • Natanael disse:

    RED vai no google e procura como mudar o dominio do blogspot, ele muda do blogspot.com para .com .net .com.br só desembolsar,
    o blogspot é otimo só saber usar olha o geraligado e o youtoba se eu ñ me engano eles são nessa ferramenta

  • Blog Meno disse:

    Mudei o logo do blog pela dica! =)
    Valeu mesmo, mais uma vez. ^^

  • [...] Essa semana tivemos bastante posts interessantes aqui no Nerd do Gueto (recomendo a dar uma olhada em nossos posts), mas um post em especial eu gostaria que vocês dessem uma olhada: Guia Definitivo para Blogueiros Iniciantes [...]

  • Ítalo B. disse:

    E man, vlw ai as dicas ó, tava precisando mesmo, meu blog ainda ta na faze de inicio, ainda to montando ele, nem foi divulgado ainda, vlw e muito a juda com esse post, vlw Man!!

  • allan marinho disse:

    Tu é o cara, mandou super bem nessa postagem. Abraços!

  • Joao disse:

    Muito bom, sou seguir suas dicas

  • Nerdz Online disse:

    Sim você tem razão, são ótimas dicas, eu estou quebrando a cabeça já há quase um ano com esse blog, e mesmo quem tem noção de html é difícil só com noções você construir algo legal.

    Alguns tópicos são os mais relevantes.

    Domínio (apesar de eu não ter o meu, estou antes preparando um novo layout para lançar os dois juntos).

    Parcerias: Não adianta você começar hoje e tentar parcerias com os blogs top da blogosfera, é pagar pau e os caras ainda te demenosprezam, procurem parcerias com aqueles do mesmo tamanho para que possam trocar informações e crescer juntos. (se precisarem de um parceiro tô ae).

    Conteúdo: Poxa nada de ficarem jogando conteúdo copiado de outro blog, é uma dica muito boa mesmo, tentem criar algo novo, pesquisem bem sobre o tema antes de comentar no seu blog.

    E os agregadores para quem começa é a melhor dica de promoção do seu blog, mesmo que no dia seguinte todos não acessem de volta pelo menos um sempre volta, e se o seu blog for bom mesmo o boca a boca e retuites o ajudarão.

    Acho que uma dica que faltou é usar e abusar do Twitter, hoje é a ferramenta que mais me ajuda na divulgação, mais ainda que os reader e agregadores.

  • Luan disse:

    Fico feliz de estar indo pelo caminho certo, a primeira coisa que fiz foi sair do .wordpress.com mas tenho que aprender muito ainda.
    Mas estou com uma dúvida: fiz meu blog a pouco menos de 2 meses as começei a mexer mesmo faz 1 mês mais ou menos. Fiz uma página inicial pro blog pra colocar umas propagandinhas, umas notícias em destaque, isso é mau e eu tiro ou eu deixo assim mesmo?

  • Luan disse:

    Esqueci de agradecer, obrigado mesmo, ajudou bastante, vou colocar teu link lá no meu blog mas sem parceria mesmo, o que é bom tem que ser divulgado. Só assim pra acabar com esses blogs “fundo-de-quintal”.
    Abraço.

  • muito bom .. falta pouco entaum dessas dicas para meu blogs ser foda kkkkkkkkkk vlw :D

Comentar

Seu email não será publicado. Campos em negrito são obrigatórios.

Pode ser um Twitter. Ex: @nerddogueto